Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Galp aumenta dividendo em 10% para 55 cêntimos por ação

O Conselho de Administração da Galp Energia vai propor um aumento do dividendo em 10%, para 55 cêntimos por ação, ajustando assim a retribuição aos acionistas em função das perspetivas financeiras, anunciou hoje a petrolífera.

Galp aumenta dividendo em 10% para 55 cêntimos por ação
Notícias ao Minuto

08:05 - 20/02/18 por Lusa

Economia Empresas

No comunicado enviado ao mercado, a Galp Energia explica que este valor "constituirá a referência para os próximos anos", ficando a sua evolução "dependente da geração de caixa e da identificação de oportunidades criadoras de valor, mantendo o compromisso de disciplina financeira, traduzido num rácio de dívida sobre EBITDA inferior a 2x".

No exercício de 2016, a Galp pagou um dividendo de 50 cêntimos por ação, referindo então que este valor se deveria manter inalterado nos exercícios seguintes, mas a melhoria das perspetivas financeiras para 2018 levou a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva a rever o montante relativo a 2017.

A Galp Energia fechou 2017 com um resultado líquido ajustado de 602 milhões de euros, um aumento de 25% face aos 483 milhões alcançados no período homólogo de 2016, anunciou hoje a petrolífera.

Em comunicado ao mercado, a Galp Energia atribui este acréscimo de 120 milhões de euros do resultado líquido ao "aumento da produção de petróleo e de gás natural no Brasil, aliado à boa performance das atividades de 'downstream' [distribuição e comercialização] nos principais mercados em que a Galp atua".

A produção média anual de petróleo e gás cresceu 38% para 93,4 mil barris por dia, impulsionada pela produção de petróleo e gás nos grandes reservatórios do pré-sal brasileiro, tendo no último trimestre de 2017 ultrapassado a barreira dos 100 mil barris por dia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório