As notícias sobre o mercado imobiliário português já chegaram à vizinha Espanha, que atribui mesmo o impulso que se faz sentir no turismo à recuperação económica. Numa reportagem publicada esta segunda-feira, o jornal espanhol El Mundo salienta, porém, que os portugueses não estão contentes com este impulso de crescimento que se faz sentir no setor do imobiliário.
Esta é a visão que está a ser passada para o estrangeiro: Portugal sofreu um ‘boom’ turístico que ajudou “notavelmente” a economia, mas esse mesmo impulso está a “provocar o deslocamento dos cidadãos urbanos em Portugal”.
“Responsáveis nacionais e regionais celebram a bonança económica do turismo, mas na rua o descontentamento português cresce com o impacto direto no setor imobiliário”, pode ler-se na reportagem assinada pelo jornalista Aitor Hernandéz-Morales.
Existe também a ideia de “falta de controlo [por parte] do Governo sobre o alojamento turístico”, face ao aumento dos preços nas principais cidades do país, o que levou à saída de muitos habitantes urbanos dos centros das cidades, que é descrito como “deslocamento forçado”.
O jornal salienta ainda que “à medida que os preços aumentam, os baixos salários da maioria dos cidadãos portugueses continuam a ser os mesmos”.