Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Exportações portuguesas descem 12,2% até novembro de 2017

As exportações portuguesas para São Tomé e Príncipe desceram 12,2 por cento de janeiro a novembro de 2017 face ao mesmo período de 2016, a primeira queda desde 2012, segundo dados da AICEP.

Exportações portuguesas descem 12,2% até novembro de 2017
Notícias ao Minuto

08:27 - 17/02/18 por Lusa

Economia AICEP

De acordo com os mesmos dados, compilados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), São Tomé e Príncipe está em 57.º lugar como cliente de Portugal, sendo que as exportações portuguesas para este país representam apenas 0,13% do total.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realiza uma visita de Estado a São Tomé e Príncipe entre 20 e 22 de fevereiro.

Por outro lado, São Tomé e Príncipe ocupa a posição 149 enquanto fornecedor a Portugal, não tendo qualquer expressão na percentagem total das importações portuguesas.

No total, há 1.253 empresas portuguesas a exportar para o país africano, um número que se tem mantido estável nos últimos anos.

Do lado de São Tomé e Príncipe, Portugal é o principal fornecedor e é o 13.º cliente mais importante.

Os principais produtos exportados por Portugal são bens alimentares, máquinas e aparelhos e produtos agrícolas e importa metais comuns daquele país, mas também com uma expressão residual.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portugal -- São Tomé e Príncipe, Carlos Lisboa Nunes, destacou que as áreas de maior interesse para o investimento português são "a agroindústria, turismo e, ligada ao turismo, a construção civil, as pescas e as máquinas e equipamentos".

O responsável destacou ainda a área da educação, tendo em conta "a importância da formação de quadros, sobretudo a especialização e a preparação para depois desenvolverem as suas atividades nas empresas".

"É uma área muito importante para o desenvolvimento das pessoas, das empresas e, consequentemente, dos negócios", reforçou Carlos Lisboa Nunes.

Em relação à queda nas exportações portuguesas para São Tomé e Príncipe, referiu que é preciso "ter em consideração a dimensão do país", mas estima que "há possibilidade de expansão".

"Um dos objetivos da câmara é desenvolver os contactos com as entidades competentes no sentido de podermos aumentar as nossas exportações e proporcionar aos nossos empresários uma via para aumentar os seus negócios, sobretudo na distribuição, máquinas ou informática", disse, acrescentando que vai aproveitar a deslocação a São Tomé na próxima semana no âmbito da visita de Marcelo Rebelo de Sousa para fazer alguns contactos.

Segundo Carlos Lisboa Nunes, a visita "facilitará os contactos com as instituições, as empresas e os empresários, uma oportunidade única nos próximos tempos para aumentar" a presença de Portugal naquele país.

No primeiro dia da visita, na terça-feira, o Presidente participa na sessão de abertura do Fórum Económico Luso-são-tomense, no Centro Cultural Português, em que participam 20 empresas portuguesas de diversas áreas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório