Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Alerta DECO: Débitos diretos não autorizados? Vigie a sua conta bancária

O objetivo é evitar que sejam cobrados débitos diretos não autorizados. Deve monitorizar e estar atento a todos os movimentos.

Alerta DECO: Débitos diretos não autorizados? Vigie a sua conta bancária
Notícias ao Minuto

10:40 - 16/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Banca

Numa altura em que cada vez mais pessoas recorrem aos débitos diretos, que permitem o pagamento automático de contas regulares, a DECO alerta que esses movimentos devem ser acompanhados, de forma a garantir que “não é retirado dinheiro de forma indevida”.

De acordo com a associação de defesa do consumidor, o mais importante passa por facultar o NIB ou outros dados bancários apenas a entidades credíveis, “com as quais mantenha uma relação contratual”, como empresas de eletricidade ou de telecomunicações.

Deve também estar atento e monitorizar todos os movimentos que são feitos na sua conta bancária. Caso detete algum débito realizado por uma entidade à qual não deu autorização, deve entrar em contacto com o respetivo banco e dar conta da situação.

Ainda segundo a DECO, “o banco é responsável pelo débito não autorizado e deverá restituir-lhe a quantia debitada indevidamente”. Tem 13 meses para reclamar. Porém, no caso de haver um erro com a quantia a ser cobrada deve reclamar com a entidade prestadora do serviço a quem deu autorização. Neste caso, tem apenas oito semanas para reclamar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório