Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Swap mais tóxico foi assinado por governante socialista

A assinatura do ex-secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Costa Pina, está presente naquele que é considerado o contrato swap mais tóxico de todos. De acordo com o semanário Expresso, o ex-governante socialista assinou um despacho urgente que autorizou o dito swap da Entidade Gestora de Reservas Estratégicas de Produtos Petrolíferos (EGREP).

Swap mais tóxico foi assinado por governante socialista
Notícias ao Minuto

08:02 - 03/08/13 por Lusa

Economia Costa Pina

O jornal Expresso adianta, na edição desta semana, que o contrato swap considerado mais tóxico foi assinado pelo socialista Carlos Costa Pina, então secretário de Estado do Tesouro e das Finanças. O despacho rubricado autorizou o dito swap da Entidade Gestora de Reservas Estratégicas de Produtos Petrolíferos (EGREP) e está datado de 4 de Abril de 2006.

O documento agora sob investigação autoriza a EGREP a contratar um swap com o grupo J.P. Morgan, de modo a cobrir o risco de taxa de juro num financiamento de 310 milhões de euros com o banco Dexia. Contudo, explica o semanário, este contrato não se limitou a cobrir o risco da taxa de juro, verificando-se mesmo uma subida dessa mesma taxa.

Neste sawp, a EGREP pagaria uma taxa mínima de 2,5% e uma taxa máxima e 3,55% e receberia juros à taxa Euribor a seis meses e pagaria juros também à taxa Euribor a seis meses, onde se acrescia um spread “condicional” de 4%. Este sepred, por seu turno, apenas seria saldado se as taxas de juro do swap do euro a 10 anos fossem inferiores às taxas de juro swap do euro a dois anos.

De acordo com o documento, estes valores foram justificados com o facto de a “imprensa” ter vindo a sustentar “que as taxas de juro subirão até ao final do ano”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório