Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Valor dos fundos de investimento em circulação aumentou em 2017

O valor líquido global das unidades de participação em circulação dos fundos de investimento aumentou 3,3 mil milhões de euros até dezembro de 2017, face a dezembro de 2016, e atingiu os 26,4 mil milhões de euros.

Valor dos fundos de investimento em circulação aumentou em 2017
Notícias ao Minuto

12:15 - 15/02/18 por Lusa

Economia BdP

De acordo com a informação divulgada hoje pelo Banco de Portugal (BdP) relativa às estatísticas sobre a atividade dos fundos de investimento no ano passado, este aumento concentrou-se essencialmente nos fundos de obrigações (2,5 mil milhões de euros) e resultou, em grande parte, da alteração de política de investimento de um fundo do mercado monetário para fundo de obrigações.

A atividade dos fundos de investimento em 2017 refletiu-se num acréscimo do montante aplicado em depósitos em cerca de mil milhões de euros e no investimento em títulos emitidos por não residentes de cerca de 1,9 mil milhões de euros, dos quais 1,2 mil milhões correspondiam a títulos de dívida de longo prazo, sinaliza a instituição.

Verificou-se ainda um desinvestimento em ativos não financeiros no mesmo montante observado em 2016 (0,4 mil milhões de euros), acrescenta.

Ainda assim, segundo o BdP, os ativos não financeiros continuavam a ser os ativos com maior peso no balanço dos fundos de investimento, representando 39% do total.

Os particulares mantiveram-se como o principal setor investidor em fundos de investimento, detendo cerca de 42% do total das unidades de participação em circulação no final de 2017, seguidos pelo setor das instituições financeiras monetárias, com 27%.

Apenas 7% do total de unidades de participação emitidas eram detidas por investidores não residentes.

Em 2017, o valor das aplicações de particulares aumentou 2,5 mil milhões de euros, resultado da alteração de um fundo do mercado monetário para fundo de obrigações e de novas subscrições.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório