Meteorologia

  • 31 MAIO 2020
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 29º

Edição

A curiosa e eficaz solução da Noruega para o excesso de plástico

De acordo com a BBC, este método é considerado pelos especialistas como o "melhor sistema de reciclagem de garrafas de plástico do mundo".

A curiosa e eficaz solução da Noruega para o excesso de plástico

A Noruega tem o que os especialistas consideram o "melhor sistema de reciclagem de garrafas plásticas do mundo", segundo a BBC. Naquele país, em 2016, a taxa de reciclagem foi de quase 100%.

O segredo passa por cobrar uma coroa norueguesa na compra de uma garrafa de refrigerante. A moeda só será devolvida quando a garrafa também for devolvida.

"Quando se compra uma garrafa de refrigerante (...) pagamos uma coroa norueguesa a mais e, quando colocamos [a garrafa] na máquina, recuperamos o dinheiro", disse uma cliente à BBC.

Este procedimento reduz a necessidade de se produzir mais plástico e, por isso, na Noruega foram reciclados quase 600 milhões de garrafas em 2016, o que corresponde a uma taxa de 97%.

"Uma garrafa pode ser reciclada mais do que uma vez. Na verdade, 12 vezes. Separamos as transparentes das coloridas. As transparentes são usadas para criar novas garrafas", explicou Kjell Clav Maldum, diretor da Infinitum, empresa que recicla embalagens plásticas em território norueguês.

Os prejudicados são as empresas de bebidas, mas as que aderirem a este método - que é voluntário - pagam menos impostos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório