Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2018
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 19º

Edição

Custo do trabalho com subida média de 2,5% em 2017

O índice de custo do trabalho teve uma subida média de 2,5% em 2017 face ao ano anterior, pelos acréscimos de 2,4% nos custos salariais e de 2,7% nos outros custos, com destaque para a administração pública.

Custo do trabalho com subida média de 2,5% em 2017
Notícias ao Minuto

13:50 - 14/02/18 por Lusa

Economia Salário

De acordo com dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta evolução deveu-se também ao "acréscimo de 2,2% do custo médio por trabalhador e ao decréscimo de 0,5% do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador".

Em 2016, o índice de custo do trabalho tinha tido uma subida de 1,4%, devido aos aumentos de 1,6% nos custos salariais e de 0,6% nos outros custos, segundo o INE.

Nesse ano, o custo médio por trabalhador cresceu 1,6% e o número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador subiu 0,1%.

Referindo-se às diferentes atividades económicas, o INE indica que houve um maior aumento do índice de custo do trabalho, na ordem de 3,6%, nas secções O a S -- que incluem a administração pública.

Só no mês de dezembro, o índice de custo do trabalho nas atividades que incluem a administração pública registou uma subida homóloga de 10,7%, resultado da variação dos custos salariais (mais 10,6%) e dos outros custos (mais 10,8%).

"Estes acréscimos devem-se, sobretudo, ao pagamento de metade do subsídio de Natal em novembro de 2017 na administração pública, o que não ocorreu em novembro de 2016 (quando este subsídio estava a ser pago em duodécimos)", justifica o INE.

Ao todo, no quarto trimestre de 2017, o índice de custo do trabalho ajustado de dias úteis registou um acréscimo homólogo de 4,7%.

No trimestre anterior houve um decréscimo homólogo de 0,9%.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório