Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Acionista chinês da TAP vende lotes residenciais em Hong Kong

O grupo chinês HNA, acionista indireto da TAP, anunciou hoje a venda de dois lotes residenciais em Hong Kong por 2.000 milhões de dólares (1.620 milhões de euros), numa altura em que enfrenta graves problemas de liquidez.

Acionista chinês da TAP vende lotes residenciais em Hong Kong
Notícias ao Minuto

08:33 - 13/02/18 por Lusa

Economia HNA

Ambos os lotes, vendidos à imobiliária Henderson Land, situam-se no terreno outrora ocupado pelo aeroporto de Hong Kong.

Em novembro de 2016, o HNA adquiriu quatro edifícios naquele terreno, por 27.200 milhões de dólares de Hong Kong (2.830 milhões de euros). Os dois lotes vendidos equivalem a 17% do total, segundo detalha a empresa num comunicado enviado à bolsa de Hong Kong.

A venda faz parte do plano do grupo de vender ativos próprios e das suas subsidiárias, visando enfrentar uma grave crise de liquidez.

Alguns bancos chineses denunciaram já as dificuldades de subsidiárias do grupo em saldar as suas dívidas, depois de nos últimos anos o HNA ter investido um total de 33 mil milhões de euros além-fronteiras.

Em Portugal, a empresa detém indiretamente cerca de 20% do capital da TAP, através de uma participação de 13% na Azul (companhia do brasileiro David Neelman que integra a Atlantic Gateway) e uma participação de 7% na Atlantic Gateway.

Uma das suas subsidiárias, a Capital Airlines, inaugurou este ano o primeiro voo direto entre a China e Portugal.

O grupo tem ainda importantes participações em firmas como Hilton Hotels, Swissport ou Deutsche Bank.

No mês passado, anunciou que contratou os bancos de investimento nova-iorquinos JP Morgan y Benedetto Gartland para venderem a sua participação de 29,3% no grupo hoteleiro espanhol NH.

O HNA é um dos principais visados das advertências das autoridades chinesas para "investimentos irracionais" no estrangeiro, que podem acarretar riscos para o sistema financeiro chinês.

No final de novembro de 2017, as dívidas do grupo ascendiam a 637.500 milhões de yuan (81.900 milhões de euros). No mesmo mês, o grupo emitiu títulos a 363 dias, no mercado de dívida, com uma elevada taxa, de 8,87%.

No final de janeiro passado, a agência de 'rating' Standard & Poor's baixou a nota da dívida do grupo de B+ para B, no nível "lixo".

A HNA foi fundada em 1993 e tem sede em Haikou, capital da província de Hainan.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório