Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Preços desceram em janeiro. Taxa de inflação foi de 1,0%

No virar do ano os preços em Portugal desceram, sendo que a classe do vestuário e do calçado foi a que registou uma queda mais acentuada. Os números divulgados esta segunda-feira pelo INE ficaram abaixo da estimativa divulgada pela agência de estatísticas no final do mês passado.

Preços desceram em janeiro. Taxa de inflação foi de 1,0%
Notícias ao Minuto

11:00 - 12/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatísticas divulgou, esta segunda-feira, que a taxa de inflação se fixou em 1,0% em janeiro, abaixo da estimativa preliminar de 1,1% divulgada no final do mês anterior. Este número representa um abrandamento face aos 1,5% registados em dezembro, o que significa que os preços desceram no virar do ano.

Segundo o INE, a taxa de inflação subjacente - que exclui a volatilidade dos preços dos produtos alimentares e energéticos - foi de 0,9% em janeiro, o que representa uma descida face aos 1,2% registados em dezembro de 2017.

Em comparação com o mês anterior, os preços que mais subiram foram os dos transportes e os dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas. Do lado oposto, os preços do vestuário e calçado foram os que mais desceram, provavelmente devido à época de saldos.

A agência de estatísticas indica ainda que o IHPC foi de 1,1% em janeiro, face a 1,6% em dezembro. O IHPC é o índice harmonizado dos preços do consumidor e que serve para comparar a inflação dos países europeus entre si.

No final de janeiro, o INE divulgou pela primeira vez a estimativa preliminar dos preços mensal com o objetivo de fornecer uma indicação avançada sobre o comportamento dos preços.

[Notícia atualizada às 11h18]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório