Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Coficab investe 30 milhões de euros em nova fábrica na Guarda

A multinacional de origem tunisina Coficab vai investir 30 milhões de euros na construção de uma nova unidade industrial na Guarda, que criará cerca de 300 postos de trabalho, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Coficab investe 30 milhões de euros em nova fábrica na Guarda
Notícias ao Minuto

12:58 - 09/02/18 por Lusa

Economia Empresas

Segundo a autarquia presidida por Álvaro Amaro, o novo projeto da Coficab Portugal - Companhia de Fios e Cabos Lda., irá funcionar na Plataforma Logística da Guarda e "irá dedicar-se ao desenvolvimento de cabos para automóveis com a tecnologia 4.0".

O projeto denominado Coficab - ECAD deverá começar a laborar em maio de 2019, acrescenta a nota.

A autarquia explica que o anúncio do investimento foi feito pela empresa na cerimónia de escritura pública de aquisição de lotes, com um total de 28.000 metros quadrados, realizada na quinta-feira naquela cidade.

O autarca da Guarda, Álvaro Amaro, citado na nota, refere que o investimento da Coficab é "uma boa notícia para a economia da Guarda" e "do país".

Álvaro Amaro espera que a multinacional, que já está instalada na Guarda, em Vale de Estrela, "sirva de exemplo a outras empresas e ao próprio Estado português".

"Que se veja neste caso da Coficab um bom exemplo para que as empresas e o emprego aumentem na Guarda e noutras regiões do interior do país. Porque é assim que se desenvolve o território de uma forma equilibrada", considera.

Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, o investimento "é estratégico e fulcral, ainda por cima, num 'cluster' tão importante como o da indústria automóvel, neste caso na área das cablagens e da investigação, que pode potenciar o emprego especializado envolvendo também as universidades e os politécnicos destas regiões".

Segundo a nota, o novo projeto da Coficab terá por base o desenvolvimento tecnológico em três vertentes: eletrificação, conetividade e condução autónoma.

A nova unidade industrial que será criada na Guarda é considerada "um importante investimento" da multinacional, que atualmente trabalha com as principais marcas de automóveis do mercado e que tem na cidade mais alta do país, incluindo este novo projeto, "cerca de 100 milhões de investimento".

A primeira unidade fabril que o grupo instalou na Guarda foi na década de 1990 e "depressa se tornou numa das mais importantes do grupo".

Hichem Elloumi, CEO da Coficab, citado no comunicado hoje divulgado, explica que o grupo "investe na Guarda desde 1993 e tem sido um sucesso".

"A Guarda é para nós, também, a porta de entrada para o nosso desenvolvimento global e tecnológico. Por isso, hoje somos os líderes na produção de cabos para a indústria automóvel. Estamos presentes em quatro continentes com 12 fábricas, da China aos Estados Unidos. A Guarda foi mesmo muito importante para o nosso sucesso", afirma.

A nova unidade industrial da Coficab é da autoria do arquiteto João Madalena, da Guarda, que venceu um concurso de ideias promovido pela empresa e ao qual concorreram quatro candidatos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório