Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2018
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 17º

Edição

Desde 2011 que não se emitia tanta dívida e ações em Portugal

As emissões líquidas de títulos de dívida e ações foram de 18,2 mil milhões de euros em 2017, o valor mais alto desde 2011, divulgou hoje o Banco de Portugal.

Desde 2011 que não se emitia tanta dívida e ações em Portugal
Notícias ao Minuto

12:14 - 08/02/18 por Lusa

Economia BdP

Segundo dados hoje conhecidos, o ano passado, foram emitidos em Portugal (por empresas e administrações públicas) 7,1 mil milhões de euros em títulos de dívida e 11,2 mil milhões de euros em ações.

Estes valores são líquidos, ou seja, são as emissões brutas deduzidas das amortizações.

As emissões líquidas foram positivas em todos os setores, segundo o Banco de Portugal, que diz que tal acontece "pela primeira vez desde 2010".

Nas administrações públicas, as emissões líquidas foram de 11,4 mil milhões de euros e foi o setor "com o valor mais elevado pelo quarto ano consecutivo".

Já no setor financeiro houve emissões líquidas positivas de 2,7 mil milhões de euros, isto "após cinco anos consecutivos com emissões líquidas negativas".

"Esta evolução reflete emissões líquidas positivas de ações parcialmente compensadas por amortizações de títulos de dívida", segundo o banco central.

Por fim, as empresas não financeiras tiveram emissões líquidas positivas em 4.172 milhões de euros.

Quanto ao saldo de títulos emitidos por residentes, este atingiu 455,6 mil milhões de euros no final de 2017, mais 31,5 mil milhões de euros face a 2016, o que segundo o Banco de Portugal significa a inversão da tendência de queda verificada desde 2013.

"Para este aumento contribuíram, sobretudo, as emissões líquidas positivas e a valorização dos títulos de dívida pública", explica o banco central.

Apenas quanto às administrações públicas, o saldo de títulos emitidos em dezembro era de 187,4 mil milhões de euros, o valor mais elevado da série, diz o Banco de Portugal.

Em títulos de dívida, as administrações públicas têm 174.995 milhões de euros emitidos em dívida, enquanto em ações são 12.433 milhões de euros. As ações emitidas por empresas públicas são não cotadas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório