Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Procura por ouro caiu 7% no ano passado

Porém, há uma curiosidade: a utilização do metal precioso em smartphones e veículos ditou o primeiro aumento da procura pela indústria tecnológica desde 2010.

Procura por ouro caiu 7% no ano passado
Notícias ao Minuto

09:55 - 07/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Investimento

A procura mundial por ouro caiu 7% no ano passado, ainda que o último trimestre de 2017 tenha sido particularmente forte.

De acordo com o relatório do World Gold Council, no ano passado a procura mundial situou-se nas 4.071 toneladas. O aumento da procura nos últimos três meses de 2017 já veio tarde para reverter a situação. No último trimestre, a procura pelo bem precioso subiu 6% face ao mesmo período do ano anterior para 1.095,8 toneladas.

Os bancos centrais também penalizaram as contas, uma vez que adicionaram menos 5% às reservas globais de ouro, face ao valor comprado em 2016.

Porém, segundo o relatório, há uma curiosidade relacionada com a tecnologia. O aumento da utilização do metal em smartphones e veículos levou ao primeiro ano de crescimento pela indústria tecnológica desde 2010.

O ouro, que é considerado um ativo seguro, desvalorizou durante o ano passado uma vez que os investidores adotaram posições mais arriscadas, ao preferirem investir em ações. No entanto, com o ‘crash’ global das bolsas, o metal precioso tem estado a valorizar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório