Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

António Saraiva está "surpreendido" com conflito na Autoeuropa

O presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal disse hoje estar "surpreendido" com o conflito na Autoeuropa e apelou para o diálogo social na empresa, receando um desvio da produção de novos modelos da fábrica da Volkswagen de Palmela.

António Saraiva está "surpreendido" com conflito na Autoeuropa
Notícias ao Minuto

20:33 - 02/02/18 por Lusa

Economia CIP

António Saraiva falava aos jornalistas no final de uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, no âmbito das audiências do chefe de Estado aos parceiros sociais.

O presidente da CIP defendeu que a estabilidade social e política é "virtuosa" para o país, sublinhando que, quando ela falta, "há complicações", dando como exemplo o caso da Autoeuropa.

"Estou obviamente surpreendido [com a situação na Autoeuropa] e continuo a apelar para que, em diálogo social, trabalhadores e administração consigam resolver o conflito que neste momento permanece na empresa", disse António Saraiva.

Para o presidente da CIP, se o conflito laboral não for ultrapassado, o país está a dar "maus sinais à captação de investimento, eventualmente a prejudicar a recolocação de novos modelos", diminuindo assim "a capacidade de emprego" da fábrica da Volkswagen.

Na reunião com o Presidente da República, António Saraiva disse que levou "um conjunto de preocupações" a Marcelo Rebelo de Sousa, nomeadamente sobre a nova lei de transmissão de estabelecimento que foi aprovada hoje no parlamento "sem discussão prévia na Concertação Social".

A nova legislação "vem introduzir entropia na entropia que hoje, em termos burocráticos e administrativos, as empresas já têm", disse o presidente da CIP.

Já sobre a diferenciação da Taxa Social Única (TSU) para as empresas por tipo de contrato, anunciada na quarta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, no parlamento, Saraiva reafirmou que este não é "o momento oportuno" para avançar com a medida, referindo que a economia "está a reagir" e a criar postos de trabalho permanentes.

O presidente da CIP recusou ainda que o papel da Concertação Social esteja a diminuir, mas lamentou que o Governo tenha decidido em alguns casos, avançar com algumas medidas sem consultar os parceiros sociais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório