Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Sabe quanto gasta por ano em comissões bancárias?

O Notícias ao Minuto falou com um economista da DECO que fez as contas e diz quanto é retirado ao bolso dos portugueses por ano em comissões bancárias.

Sabe quanto gasta por ano em comissões bancárias?
Notícias ao Minuto

12:22 - 02/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia DECO

Com a polémica dos últimos dias sobre as comissões bancárias, os portugueses já estão a fazer contas à vida e a questionar quanto lhes é retirado pelos bancos. Vamos aos números. 

O Notícias ao Minuto falou com Nuno Rico, economista da DECO, que explicou as taxas que são cobradas aos clientes, “apenas por terem uma conta num banco”.

Considerando a anualidade e a taxa de manutenção, no total, cada português é obrigado a desembolsar 63 euros por ano. Parece pouco? Este valor representou dois mil milhões de euros em 2017, o que significa que são cobrados cinco milhões de euros por dia aos portugueses.

Mas há mais. Segundo a DECO, há uma taxa que é cobrada pelo processamento da cobrança do valor da prestação da casa. Ou seja, o banco cobra uma taxa pelo pagamento dessa prestação. “Todos os bancos cobram esta comissão, à exceção de dois”, salienta Nuno Rico. De salientar que, esta taxa representa mais 53 milhões por ano.

Fazendo as contas, no total, cada português desembolsa, em média, 100 euros por ano com comissões bancárias “totalmente injustificadas”, refere o economista da associação de defesa do consumidor.

A este propósito, a DECO relançou uma petição que conta já com 18 mil assinaturas e cujo principal objetivo é acabar com comissões "injustificadas", tais como a de manutenção de conta e, a já referida anteriormente, taxa por processamento de prestação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório