Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Investimentos como o da Google exigem mais engenheiros informáticos

O Fórum para a Competitividade considerou hoje que o investimento da Google em Portugal "é uma boa notícia" e surge na sequência do bom comportamento das exportações de serviços de informática, alertando para a escassez de engenheiros informáticos.

Investimentos como o da Google exigem mais engenheiros informáticos
Notícias ao Minuto

10:58 - 02/02/18 por Lusa

Economia Fórum

"O investimento da Google é uma boa notícia, mas é necessário ser consequente e aumentar as vagas nos cursos de engenharia informática", refere o Fórum para a Competitividade na nota de Conjuntura hoje divulgada.

A multinacional norte-americana Google vai instalar a partir de junho, em Oeiras, um centro de serviços, 'hub' tecnológico, para a Europa, Médio Oriente e África, arrancando com 500 empregos qualificados, sobretudo na área da engenharia.

"A recente notícia de investimento da Google em Portugal, cujos contornos não são ainda claros, surge na sequência do bom comportamento das exportações de serviços de informática, que têm crescido quase 20% ao ano nos últimos seis anos e que cresceram 54,4% até novembro de 2017 [...], mas é necessário ser consequente e aumentar as vagas nos cursos de engenharia informática", refere o Fórum.

Embora reconheça que as exportações de Portugal nos serviços de informática tenham já ultrapassado 1% do total das exportações de bens e serviços, o Fórum para a Competitividade adverte para o facto de haver empresas que "estão a fazer reconversão de engenheiros civis, em excesso devido à crise na construção, para engenheiros informáticos".

Daí que entenda que é "necessário ser consequente com a angariação deste tipo de investimento estrangeiro e urge aumentar as vagas nos cursos de engenharia informática e outros em que há maior escassez de pessoal", lê-se na nota de conjuntura divulgada hoje.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório