Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Governo vai "trabalhar" para "consolidar" descida do desemprego

O secretário de Estado Adjunto do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, afirmou hoje que o Governo vai "trabalhar" para que os dados da descida do desemprego se possam "consolidar no futuro".

Governo vai "trabalhar" para "consolidar" descida do desemprego
Notícias ao Minuto

14:07 - 31/07/13 por Lusa

Economia Pedro Lomba

"Penso que nesta fase devemos registar este indicador, este valor, o que ele significa em termos de criação de emprego, da capacidade dos comerciantes, dos industriais em responder ao atual ciclo económico e devemos aguardar e trabalhar para que estes sinais se possam consolidar no futuro", afirmou Pedro Lomba aos jornalistas.

Pedro Lomba falava durante o ´briefing' do Governo com os jornalistas, que foi hoje retomado depois de ter sido interrompido durante a crise política.

"É sempre difícil avaliar, devemos ter sempre prudência a avaliar os valores relativos à taxa de desemprego, mas, de facto, os dados do Eurostat revelam que a taxa de desemprego caiu em junho pela segunda vez, quebrou uma sequência de vinte descidas mensais consecutivas", começou por afirmar o secretário de Estado.

A taxa de desemprego voltou a descer em Portugal e situou-se nos 17,4% em junho, abaixo dos 17,6% registados em maio, mas acima dos 15,8% observados um ano antes, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.

Desde abril, mês em que atingiu o máximo de 17,8%, que a taxa de desemprego em Portugal tem vindo a registar descidas em cadeia: em maio baixou para 17,6% e em junho recuou para 17,4%.

Apesar destas reduções, Portugal continua a ter a terceira taxa de desemprego mais elevada entre os Estados-membros da União Europeia (UE), apenas atrás da Grécia (26,9%, valor referente a abril) e de Espanha (26,3%), enquanto as taxas mais baixas pertencem à Áustria (4,6%), à Alemanha (5,4%) e ao Luxemburgo (5,7%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório