Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Bitcoin (e não só) deixa bancos internacionais na defensiva

Até agora, o Nordea Bank foi o banco que foi mais longe e proibiu expressamente os seus mais de 31 mil funcionários de terem ou negociarem moedas virtuais.

Bitcoin (e não só) deixa bancos internacionais na defensiva
Notícias ao Minuto

07:30 - 04/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Moeda

Várias instituições financeiras estão a proibir ou a desaconselhar que seus funcionários e clientes usem criptomoedas. Até agora, o Nordea Bank foi o que foi mais longe e proibiu expressamente os seus mais de 31 mil funcionários de terem ou negociarem moedas virtuais.

A decisão do Nordea deverá entrar em vigor a 28 de fevereiro, segundo o El País, e tenciona ser uma medida de precaução perante um “ativo extremamente volátil”.

“Os riscos são muito altos e a proteção é insuficiente tanto para os funcionários, como para o banco”, disse um porta-voz da instituição financeira.

Os funcionários que já tiverem bitcoins nas suas carteiras não serão obrigados a vender, apesar de o banco preferir que o fizessem. Quanto aos clientes, o grupo bancário recomenda que não negoceiem moedas digitais.

Mas há mais. Por exemplo, o Bank of America recomenda aos clientes que queiram negociar as moedas digitais que recorram a outro banco. Já o Danske Bank não impõe a proibição, mas recomenda que os funcionários não a comercializem. Porém, deixa o alerta que irá avaliar a situação.

Ainda de acordo com o El País, o presidente do Banco de Espanha também referiu o “enorme risco” associado a este tipo de ativos.

Em Portugal, no início deste mês, fonte oficial do Santander Totta disse ao Notícias ao Minuto que o banco não se opõe à negociação de moedas digitais, em resposta às recentes acusações de bloqueio da compra e venda de criptomoedas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório