Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

BdP cria limites para a concessão de empréstimos

O Banco de Portugal quer que os bancos atribuam novos créditos apenas a famílias que gastem até metade do seu rendimento com todos os empréstimos detidos e que cumpram limites sobre as garantias prestadas e as maturidades contratualizadas.

BdP cria limites para a concessão de empréstimos
Notícias ao Minuto

13:06 - 01/02/18 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia Banca

O Banco de Portugal anunciou, esta quinta-feira, que recomendou três limites aos bancos para a concessão de crédito. O regulador recomenda que, no caso do crédito à habitação, não seja financiado mais do que 90% do imóvel e que a taxa de esforço seja limitada a 50%.

Num comunicado, o regulador recomenda ainda limitações às maturidades e refere que, no máximo, os novos contratos de empréstimos não devem superar os 40 anos.

“Esta medida macroprudencial é aplicável aos contratos celebrados a partir de 1 de julho de 2018 e abrange todas as instituições de crédito e sociedades financeiras, com sede ou sucursal em território nacional, autorizadas a conceder este tipo de crédito em Portugal”, refere a entidade liderada por Carlos Costa, justificando as novas medidas.

Esta recomendação define limites em três áreas, relacionados com o rácio entre as prestações mensais de todos os empréstimos do cliente e o seu rendimento, com o rácio do valor do empréstimo e o valor da garantia dada e com a maturidade original dos empréstimos.

O regulador sugere ainda que os bancos tenham em consideração, entre outras questões, uma subida das taxas de juro de três pontos percentuais no cálculo da chamada 'taxa de esforço' para "evitar que a subida esperada da Euribor coloque o empréstimo num patamar de risco excessivo, podendo conduzir ao incumprimento no crédito".

A recomendação da instituição financeira surge numa altura em que a economia portuguesa continua a caracterizar-se por níveis elevados de endividamento e por uma baixa taxa de poupança das famílias.

[Notícia atualizada às 13h18]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório