Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Santander quer integração do Popular no Totta concluída em 2018

O grupo Santander pretende que a integração do Banco Popular no Santander Totta, duas entidades bancárias de que é dona em Portugal, seja feita até ao "final do ano" de 2018 sem perder quota de mercado ou clientes.

Santander quer integração do Popular no Totta concluída em 2018
Notícias ao Minuto

14:45 - 31/01/18 por Lusa

Economia Banca

"Estimamos que a integração será feita antes do final do ano", disse hoje o presidente executivo do grupo espanhol, José António Alvarez, na conferência de imprensa hoje em Madrid para apresentação dos resultados de 2017.

Na mesma conferência de imprensa, a presidente do Santander, Ana Botín, revelou que o objetivo, "tanto em Portugal como em Espanha, é não perder quota de mercado ou clientes" com a integração do Banco Popular no Santander, considerando que "isso não é fácil".

Por outro lado, Ana Botín assegurou que o grupo "não tem planos de comprar neste momento" outras entidades bancárias em Portugal.

O grupo Santander, primeiro grupo bancário da zona euro por volume de capitalização, comprou por um euro, em 07 de junho de 2017, o Banco Popular que, na altura, era o sexto banco espanhol e estava à beira da falência.

O banco espanhol anunciou em 12 de dezembro passado que a fusão das duas entidades iria implicar, entre outras coisas, a supressão de 1.100 postos de trabalho em Espanha no quadro da reestruturação em curso.

O grupo bancário fechou 2017 com um lucro de 6.619 milhões de euros, mais 7% do que no ano anterior, tendo o Santander Totta, em Portugal, contribuído com 440 milhões de euros para o resultado.

Em Portugal (sem o Banco Popular), o lucro do Santander Totta cresceu 10%, para 440 milhões de euros, com um crescimento do crédito e dos recursos próprios e redução nos custos e nas provisões para insolvências.

O grupo espanhol sublinha que depois da aquisição do Banco Popular, o Santander Totta "converte-se" no maior banco privado português, tanto em ativos como em créditos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório