Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Gaspar volta ao Banco de Portugal e passa a observador da troika

O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar está de regresso ao seu gabinete no Banco de Portugal e vai passar a ser observador do programa da troika, escreve o Diário de Notícias (DN).

Gaspar volta ao Banco de Portugal e passa a observador da troika
Notícias ao Minuto

07:35 - 31/07/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Ex-ministro

Uma semana após apresentar a sua demissão do Governo, Vítor Gaspar regressou ao seu anterior cargo de consultor do conselho de administração do Banco de Portugal e até já participou em algumas reuniões.

De acordo com o Diário de Notícias (DN), o ex-ministro das Finanças e conselheiro do banco central vai acompanhar de perto a execução do programa de ajustamento da troika, passando a ser uma espécie de observador, por parte do Banco de Portugal, depois de ser um dos actores principais na aplicação das medidas acordadas com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia.

Antes da sua demissão, e no âmbito da reforma do Estado, o ex-ministro não gostou do recuo do Governo de coligação face aos professores e receava que existissem novas excepções, depois de o Executivo se ter comprometido a cortar 4,7 mil milhões de euros na despesa até 2015.

Aos 52 anos, Vítor Gaspar é conselheiro do Banco de Portugal desde Fevereiro de 2010, depois de ter sido director-geral do departamento de pesquisa do BCE entre 1988 e 2004.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório