Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Dublin apresenta candidato para substituir Vítor Constâncio no BCE

O governador do Banco Central Irlandês (ICB), Philip Lane, foi proposto pelo executivo de Dublin para ocupar a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), confirmaram hoje fontes oficiais.

Dublin apresenta candidato para substituir Vítor Constâncio no BCE
Notícias ao Minuto

10:43 - 31/01/18 por Lusa

Economia Vice-presidente

O ministro das Finanças irlandês, Paschal Donohoe, assegurou que Lane tem uma trajetória "extraordinária" no terreno da política económica e financeira, convertendo-o no candidato "ideal" a um posto ao qual também se candidata o titular da Economia espanhol, Luís de Guindos.

Donohoe destacou que esta candidatura recebeu o apoio dos restantes ministros da zona euro, que lançaram na semana passada este processo de seleção para designar o próximo "número dois" do BCE, em substituição de Vítor Constâncio.

"A vice-presidência do BCE, assim como os outros três cargos que a seguem, têm todos uma importância excecional e acredito que Lane tem tal calibre que será capaz de ganhar o apoio dos outros países membros", afirmou num comunicado Donohoe.

Os governos da zona euro podem até 07 de fevereiro apresentar os seus candidatos a esse posto, que será eleito numa votação dos respetivos ministros da Economia em 19 de fevereiro.

Lane, de 48 anos, é professor de Economia no Trinity College de Dublin, tem um doutoramento da universidade norte-americana de Harvard e deu aulas na universidade de Columbia.

Desde outubro de 2015 dirige o Banco Central Irlandês, depois de aceitar um contrato de sete anos com a entidade emissora da Irlanda.

Durante a sua carreira, Lane também desenvolveu trabalhos de consultadoria para a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e vários bancos centrais, incluindo o BCE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório