Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Atividade industrial da China cresce a ritmo mais lento em janeiro

A atividade da indústria manufatureira (PMI, na sigla em inglês) da China abrandou em janeiro, enquanto o ritmo de crescimento do setor dos serviços acelerou, segundo dados do Gabinete Nacional de Estatísticas do país.

Atividade industrial da China cresce a ritmo mais lento em janeiro
Notícias ao Minuto

03:20 - 31/01/18 por Lusa

Economia Dados oficiais

O índice que mede a atividade nas fábricas, oficinas e minas da segunda maior economia mundial avançou 51,3 pontos em janeiro, menos três décimas que no mês anterior, detalha a mesma fonte.

Quando se encontra acima dos 50 pontos, o PMI sugere uma expansão do setor; abaixo dessa barreira pressupõe uma contração da atividade.

O índice é tido como um importante indicador mensal da economia chinesa, o principal motor da recuperação global após a crise financeira internacional de 2008.

O crescimento do setor dos serviços acelerou em janeiro, para 55,3 pontos, três décimas acima do ritmo registado em dezembro.

Segundo Julian Evans-Pritchard, analista da Capital Economics, os dados revelam uma desaceleração da economia chinesa.

Evans-Pritchard ressalva, no entanto, que "o impacto sazonal do Ano Novo Lunar [celebra-se em meados de fevereiro] torna mais difícil fazer uma leitura precisa da saúde da economia chinesa nesta época do ano".

O analista da Capital Economics afirma ainda que a debilidade recente da indústria manufatureira poderá reverter-se "à medida que as interrupções causadas pela campanha contra a poluição se tornarem menos frequentes".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório