Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Número de clientes do mercado liberalizado de gás aumentou 6,3%

O número de consumidores do mercado liberalizado de gás natural era de 1.139.704 em novembro passado, mais 6,3% face ao mesmo mês de 2016, segundo a entidade reguladora da energia.

Número de clientes do mercado liberalizado de gás aumentou 6,3%
Notícias ao Minuto

14:08 - 29/01/18 por Lusa

Economia Novembro

Já face ao mês outubro, o aumento do número de clientes foi de 0,5%.

Esta informação consta do Boletim do Mercado Liberalizado do Gás Natural referente a novembro, segundo o qual o mercado livre representava em novembro 97% do consumo global em Portugal continental.

Os consumidores industriais são o segmento com maior penetração no mercado, representando 95% do consumo, seguido dos consumidores residenciais, com 80% do consumo, e Pequenas e Médias Empresas (PME) com aproximadamente 70% do consumo.

A EDP é o principal operador em número de clientes, segundo a ERSE, com uma quota de 57,5%. Já a Galp detinha, em novembro, uma quota de clientes de 24% e a Goldenergy de 14%.

Já em termos de consumo, a Galp liderava com 59,4% de quota, seguida da Endesa Gás com 12,3% e da Gas Natural Fenosa com 8,8%.

A Galp lidera os segmentos de grandes consumidores (63%) e de clientes industriais (55%).

Já a EDP é o maior operador nos segmentos residencial (58%) e PME (53%).

Segundo a ERSE, a margem de crescimento do mercado liberalizado em consumo está "resumida ao conjunto de clientes de menores consumos individuais no segmento industrial e aos consumos do segmento de PME e residenciais" que ainda estão no mercado regulado.

Já no mercado regulado de gás, abastecidos pelo comercializador de último recurso (CUR), a Galp, estavam em novembro 314 mil clientes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório