Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

União Europeia pronta a atuar se EUA restringirem comércio

A União Europeia está pronta para agir rápida e adequadamente se as exportações forem afetadas por medidas restritivas tomadas pelos Estados Unidos, disse hoje a porta-voz do executivo comunitário, reagindo às críticas de Donald Trump sobre tratamento injusto.

União Europeia pronta a atuar se EUA restringirem comércio
Notícias ao Minuto

12:43 - 29/01/18 por Lusa

Economia Bruxelas

"A política comercial não é um jogo com vencedores e perdedores; nós aqui na UE acreditamos que o comércio pode e deve ser benéfico para todos", disse Margaritis Schinas durante a conferência de imprensa diária, em Bruxelas.

O comentário surgiu na sequência de críticas feitas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo as quais a Europa trata os Estados Unidos de maneira "muito injusta" nas suas relações comerciais.

"O comércio deve ser aberto e justo e baseado em regras", acrescentou a porta-voz.

Durante uma entrevista televisiva transmitida no domingo pela estação britânica ITV, Trump disse que a União Europeia trata o seu país de uma forma "muito injusta" nas relações comerciais, ameaçando com represálias.

O Presidente norte-americano salientou a dificuldade que os Estados Unidos têm para escoar os seus produtos na União Europeia, enquanto os países europeus conseguem exportar para os Estados Unidos "sem impostos" ou com "muito poucos impostos".

"É uma situação muito injusta. Eu já tive problemas com a União Europeia e pode transformar-se em algo muito sério do ponto de vista comercial", disse, na entrevista à ITV.

Donald Trump tem acusado os países estrangeiros de práticas comerciais desleais, incluindo a China, o maior parceiro comercial dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório