Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Quais são os riscos para a economia mundial em 2018?

Em alguns casos, é difícil perceber quando é que ocorrerá determinado fator capaz de ter impacto numa economia. Por outro lado, há sinais que levam os economistas a destacar potenciais ameaças.

Quais são os riscos para a economia mundial em 2018?
Notícias ao Minuto

09:50 - 29/01/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Mercado

Qualquer economia está sujeita a riscos de curto, médio ou longo prazo e são várias as ameaças, algumas mais difíceis de projetar do que outras. Porém, as tensões geopolíticas parecem ser, entre o consenso, o principal risco para a economia mundial.

Em alguns casos, é difícil perceber quando é que ocorrerá determinado fator capaz de ter impacto numa economia. Por exemplo, uma guerra, um colapso repentino dos mercados financeiros ou um desastre natural.

Por outro lado, há sinais que levam os economistas a destacar potenciais ameaças. A BBC consultou três especialistas e perguntou-lhes o consideravam ser uma ameaça para a economia.

José Juan Ruiz, economista chefe do banco BID, aponta os riscos geopolíticos e de estabilidade das instituições e regras globais, a queda do crescimento da produtividade, uma surpresa da inflação, o aumento dos níveis da dívida e o foco apenas no lucro das empresas.

Já Alicia Bárcena, secretária executiva da Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas, considera como riscos as alterações climáticas, o aumento da desigualdade, a redução da confiança na democracia, a crise do multilateralismo e o impacto desigual da revolução tecnológica.

Por sua vez, Carlos Arteta, economista do Banco Mundial, explica que os riscos se prendem com a deterioração das condições internacionais de financiamento, alterações repentinas aos mercados de ações, o aumento das restrições ao comércio, o crescimento da incerteza na política económica e o aumento das tensões geopolíticas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório