Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Financiamento do Banco Mundial diz que Moçambique consegue ir a mercados

A Economist Intelligence Unit (EIU) considerou hoje que o financiamento de 189 milhões de dólares da International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, à elétrica moçambicana mostra que o país consegue receber empréstimos concessionais apesar das dificuldades.

Financiamento do Banco Mundial diz que Moçambique consegue ir a mercados
Notícias ao Minuto

18:08 - 28/01/18 por Lusa

Economia Economist

"O acordo é importante porque confirma a nossa opinião de que projetos liderados pelo Estado em Moçambique ainda conseguem ter acesso a algum financiamento concessional, apesar de o Governo estar em incumprimento financeiro nos títulos de dívida soberana e de o Fundo Monetário Internacional considerar que o país está com dificuldades na dívida ['debt distress']", escrevem os peritos da unidade de análise da revista britânica The Economist.

No comentário ao acordo, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas consideram que o financiamento de quase 190 milhões de dólares (cerca de 152 milhões de euros) dados pelo braço financeiro do Banco Mundial à Central Térmica de Ressano Garcia, detida pela Eletricidade de Moçambique (51%) e pela sul-africana Sasol (49%), é um bom prenúncio para outros investimentos.

"Isto é positivo para o desenvolvimento previsto de outros projetos de infraestrutura, apesar de não alterar a nossa previsão, segundo a qual o Governo propriamente dito vai ter dificuldades em mobilizar financiamentos internacionais", dizem os analistas.

Na análise, a EIU salienta ainda que o acordo mostra que as finanças da EDM "ainda são suficientemente sólidas para garantir aos investidores a sua capacidade de pagar as dívidas" e, por último, que é um impulso financeiro para a sul-africana Sasol.

A central térmica representou um investimento de 250 milhões de dólares (204 milhões de euros) e é abastecida com gás natural explorado pela Sasol em Pande e Temane, na província de Inhambane.

O gás é transportado por um gasoduto de 865 quilómetros até junto da fronteira da África do Sul, onde alimenta 18 turbinas a gás com uma capacidade de produção de 175 megawatts de eletricidade destinada sobretudo à zona sul de Moçambique.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório