Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Regulador multa 12 bancos chineses em caso de fraude

Doze bancos da China foram multados em 295 milhões de yuans (46,2 milhões de dólares) na sequência de um caso de fraude na província de Gansu, informou hoje a Comissão Reguladora Bancária do país.

Regulador multa 12 bancos chineses em caso de fraude
Notícias ao Minuto

07:27 - 28/01/18 por Lusa

Economia Comissões

O caso foi descoberto numa investigação às contas de uma agência do Banco de Poupanças Postais da China naquela província, onde foram encontradas faturas fraudulentas no valor de 7.900 milhões de yuans (1.250 milhões de dólares).

Foram também descobertos outros 3.000 milhões de yuans (474 milhões de dólares) desviados através de fundos de gestão, segundo um comunicado do regulador bancário chinês.

Neste caso, "funcionários do banco utilizaram cúmplices fora das entidades bancárias" para fabricarem "selos oficiais sem autorização", assim como usaram "documentos e contratos falsos", ou na condução ilícita de negócios de gestão de fundos", adianta o comunicado.

A fraude foi considerada "um grave caso que envolveu várias agencias e prejudicou seriamente a ordem no mercado", concluiu a comissão.

O responsável da sucursal do Banco de Poupanças Postais da China foi levado à justiça e proibido de efetuar negócios bancários o resto da vida, tendo ainda sido aplicadas sanções para funcionários dos onze bancos envolvidos na fraude.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório