Procurar

Consequências dos swap "particularmente gravosas" na gestão socialista

O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar disse hoje no Parlamento que as consequências dos 'swap' contratados pelas empresas públicas "foram particularmente gravosas" durante a "gestão dos governos do Partido Socialista", nos últimos 15 anos.

Notícias ao Minuto
Lusa
30/07/2013 12:51 ‧ há 12 anos por Lusa

Economia

Gaspar

"Esta assunção de custos e riscos futuros por contrapartida de ganhos imediatos constitui um padrão de comportamento em Portugal pelo menos nos últimos 15 anos", disse Vítor Gaspar.

O ex-governante falava na comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público, onde está a ser ouvido.

"As consequências deste pacto faustiano foram particularmente gravosas durante a gestão dos últimos governos liderados pelo Partido Socialista", reforçou.

O ex-governante sublinhou ainda que entre 2005 e 2011, "a dívida das administrações públicas aumentou mais de 90 mil milhões de euros" e que "a dívida do Setor Empresarial do Estado mais do que duplicou".

"Esta falta de rigor e de transparência orçamental e financeira estiveram na origem da necessidade de recorrer a financiamento oficial internacional", afirmou.

Vítor Gaspar considerou que "a situação é particularmente problemática uma vez que ocorreu numa fase de graves" problemas económicos e financeiros para o país, agravada pela existência de "contratos que eram contrários à proteção do interesse público".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10