Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

BCE mantém taxas de juro e reitera compras de dívida

O Banco Central Europeu adianta também que as taxas devem permanecer nos níveis atuais por um período alargado além do final das compras de ativos.

BCE mantém taxas de juro e reitera compras de dívida
Notícias ao Minuto

13:02 - 25/01/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Zona Euro

O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro, esta quinta-feira, e reiterou que as taxas devem permanecer nos níveis atuais - a de referência em 0% e a taxa de depósitos em -0,4% - por um período alargado além do final das compras de ativos.

“O Conselho do BCE espera que as taxas de juro diretoras do BCE permaneçam nos níveis atuais durante um período alargado e muito para além do horizonte das compras líquidas de ativos”, refere o banco central em comunicado.

Relativamente às compras de ativos, o banco central decidiu que vai manter as compras mensais de dívida num montante de 30 mil milhões de euros até setembro, “ou mais tarde, se necessário”, refere o BCE.

O objetivo do banco central é que se verifique um aumento sustentado da inflação para o alvo de 2%.

No entanto, o BCE mantém o alerta de que se as condições se tornarem menos favoráveis ou caso as condições deixem de “ser consistentes com uma evolução” da inflação para o alvo, está preparado para proceder a um aumento das compras de dívida.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório