Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Paul Romer demite-se de economista-chefe do Banco Mundial

O economista-chefe do Banco Mundial, Paul Romer, anunciou hoje a sua intenção de se demitir do cargo com "efeito imediato", depois de provocar uma polémica ao afirmar que o 'ranking' de competitividade foi manipulado para prejudicar o Chile.

Paul Romer demite-se de economista-chefe do Banco Mundial
Notícias ao Minuto

21:45 - 24/01/18 por Lusa

Economia Economistas

Em mensagem interna à instituição, a que a agência Efe teve acesso, o diretor do organismo, Jim Yong Kim, informou os empregados que a renúncia de Romer, que estava há apenas 15 meses no posto, tem efeito imediato.

"Apreciei a honestidade e a franqueza de Paul e sei que lamenta as circunstâncias da sua saída", indicou Kim.

O presidente da principal instituição de desenvolvimento mundial afirmou que Romer é "um destacado economista e uma pessoa perspicaz", adiantando que teve com ele "conversas muito boas sobre temas geopolíticos, de urbanização e o futuro do trabalho".

Romer vai voltar a dar aulas da Universidade de Nova Iorque.

Em artigo publicado no The Wall Street Journal, o economista-chefe do banco Mundial pediu desculpa ao Chile pela manipulação dos dados do país na classificação, com quedas no governo da socialista Michelle Bachelet e subidas durante a época de Sebastián Pinera, de centro-direita, e questionou a metodologia utilizada.

As palavras de Romer provocaram protestos por parte do governo de Chile, que exigiu uma explicação sobre a sua posição no relatório "Doing Business", um dos mais influentes do Banco Mundial, que analisa a facilidade para realizar negócios nos diferentes países.

Desde que chegou ao Banco Mundial, Romer teve vários conflitos com os técnicos da instituição, entre outras razões, devido à falta de clareza da redação dos documentos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório