Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Porto de Leixões: Recorde histórico de 19,5 milhões de toneladas de carga

O Porto de Leixões registou em 2017 um "recorde histórico" de mercadorias movimentadas, com 19,5 milhões de toneladas de carga, mais 8% do que em 2016, anunciou hoje a administração portuária.

Porto de Leixões: Recorde histórico de 19,5 milhões de toneladas de carga
Notícias ao Minuto

11:06 - 24/01/18 por Lusa

Economia Notícias

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) refere que no ano passado foram movimentadas mais 1,2 milhões de toneladas do que em 2016 e mais 725 mil toneladas do que em 2015, ano que até agora detinha o recorde histórico.

Em 2017 também o movimento de granéis líquidos e de carga 'ro-ro' (abreviatura da expressão 'roll on'/'roll off', usada para referir a carga que entra no navio pelos seus próprios meios, sem auxílio de gruas) atingiu valores históricos, com um incremento de 18% face a 2016 em ambos os casos.

"No 'ro-ro' -- nota a APDL - foi superada, pela primeira vez, a barreira de um milhão de toneladas".

Durante o ano passado o Porto de Leixões apresentou uma média mensal superior a um milhão e meio de toneladas movimentadas (1.626.366 toneladas), com os meses de maio e de outubro "a contribuírem de forma expressiva para o sucesso do balanço de mercadorias".

Relativamente às principais mercadorias exportadas em 2017, destacaram-se a carga contentorizada, os produtos refinados diversos, o ferro/aço e o granito, enquanto entre as principais mercadorias importadas estiveram o petróleo em bruto, a estilha de madeira e a sucata de ferro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório