Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Afinal, o que acontece de importante em Davos?

Empresários e líderes de todo o mundo reúnem-se anualmente nas montanhas suíças. O que acontece neste encontro?

Afinal, o que acontece de importante em Davos?
Notícias ao Minuto

11:00 - 24/01/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Fórum

Muito se tem falado sobre Davos, mas o que se passa lá, afinal, para juntar representantes e líderes mundiais e ser motivo de interesse por parte de jornalistas, empresários e políticos de todo o mundo?

Davos é uma comuna suíça com pouco mais de 11 mil habitantes, mas por esta altura, em que acontece o Fórum Económico Mundial, o espaço parece pequeno para os milhares de estrangeiros que lá chegam.

"É um grande evento de 'networking', um fórum no qual políticos de países em desenvolvimento podem interagir diretamente com políticos de economias avançadas e empresários para gerar oportunidades", disse Ugo Panizza, professor catedrático de finanças em Genebra, à BBC.

Antigamente, Davos acolhia uma modesta reunião de empresários, mas atualmente todos os anos em janeiro é o palco do megaencontro entre líderes globais. A edição deste ano, que começou na terça-feira, e durará até sexta-feira, será marcada por algumas presenças altamente aguardadas, como a de Donald Trump, Michel Temer, Emmanuel Macron, Angela Merkel e Theresa May.

Este ano o lema é “Criar um futuro partilhado num mundo fraturado” e serão abordadas questões como as alterações climáticas, as desigualdades de género, a inteligência artificial e as diferenças económicas.

Que portugueses estarão em Davos?

Vão participar cerca de 3,000 pessoas, sendo que 350 são representantes de mais de 100 países, 60 chefes de Estado e outros empresários.

O Governo português fazer-se-á representar pelo primeiro-ministro António Costa, pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral - que, aliás, tem conferências agendadas para todos os dias da cimeira -, e pelo ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

Entre os portugueses presentes, destaque também para o comissário europeu Carlos Moedas, para o CEO do Lloyds Bank, António Horta Osório, o administrador da Jerónimo Martins, Henriques Soares dos Santos, ou o administrador da Fundação Francisco Manuel dos Santos, José Soares dos Santos.

Também o secretário-geral da ONU, António Guterres, marcará presença. No grupo português está apenas uma mulher, que representa a Sonae Capital, Cláudia Azevedo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório