Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bruxelas saúda progressos na redução de crédito malparado mas quer mais

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro afirmou hoje que houve progressos encorajadores na redução do crédito malparado na União Europeia, incluindo em Portugal, mas ainda assim o executivo comunitário vai apresentar propostas em março sobre esta matéria.

Bruxelas saúda progressos na redução de crédito malparado mas quer mais
Notícias ao Minuto

13:08 - 23/01/18 por Lusa

Economia Banca

Na conferência de imprensa no final do Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), o primeiro sob presidência búlgara, Valdis Dombrovskis apontou que um dos temas discutidos foi o aprofundamento da União Económica e Monetária (UEM), tendo sido possível verificar "um sentimento partilhado sobre as prioridades imediatas", como completar a união bancária.

"Enfatizámos que a nível da união bancária temos que atuar, simultaneamente, a nível de partilha de riscos e redução de riscos. Uma parte importante da redução de riscos na união bancária é reduzir os níveis de NPL (sigla em inglês de 'non-performing loans', os empréstimos malparados). O relatório que apresentámos mostra que nos últimos três anos a proporção de NPL na União foi reduzido em um terço na União, o que corresponde a cerca de 300 mil milhões de euros em reduções, e em 2017 a rácio ficou em 2,6%", apontou o vice-presidente da Comissão.

De acordo com Dombrovskis, "houve progressos encorajadores em vários países com elevados níveis de NPL, como Itália, Espanha, Portugal, Eslovénia e outros", mas ainda assim o executivo comunitário irá em março "apresentar um pacote de medidas para ajudar a redução de NPL e prevenir a sua acumulação no futuro".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório