Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Carlos Moedas e Caldeira Cabral reúnem com presidentes de multinacionais

O comissário europeu Carlos Moedas e o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, terão esta semana, em Davos, na Suíça, durante o 48º Fórum Económico Mundial, encontros com presidentes executivos de algumas das principais multinacionais.

Carlos Moedas e Caldeira Cabral reúnem com presidentes de multinacionais
Notícias ao Minuto

18:25 - 22/01/18 por Lusa

Economia Fórum

Entre terça e sexta-feira, além de Carlos Moedas e Manuel Caldeira Cabral, estarão também neste evento que junta cerca de três mil dirigentes políticos e económicos mundiais, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

Carlos Moedas estará em Davos integrado numa delegação da Comissão Europeia encabeçada pelo seu presidente, Jean-Claude Juncker, e iniciará a sua participação no Fórum Económico Mundial, na quarta-feira, com intervenções num debate sobre o papel da investigação.

Este debate contará com a presença do presidente do Conselho Europeu de investigação (ERC), Jean-Pierre Bourguignon, e do prémio Nobel de química (2016), Ben Feringa.

"Portugal já beneficiou de mais de 140 milhões de euros ao abrigo das bolsas do ERC", é referido num comunicado do gabinete do comissário europeu.

Carlos Moedas participa também numa reunião de jovens líderes europeus (NLE) - com a participação, entre outros, dos primeiros-ministros da Áustria, Polónia, Holanda, Irlanda e Estónia -, sendo também orador em várias sessões sobre a "revolução industrial, inteligência artificial, Internet das coisas, cibersegurança, benefícios da transformação digital, energia sustentável e sobre o papel da inovação nestas áreas".

Até sexta-feira, à margem das sessões oficiais, o comissário europeu português reúne-se ainda com presidentes e responsáveis executivos de várias multinacionais, casos da Nestlé, a HP e AT&T.

Por sua vez, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, terá na terça-feira uma sessão em que participa o conhecido rapper norte-americano William James Adams Junior, mais conhecido por will.i.am, que integrou a banda Black Eyes Peas.

Segundo o jornal digital Eco, esta sessão é promovida pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).

Ao longo dos três dias de presença em Davos, o ministro da Economia, que participa pela segunda vez no Fórum Económico Mundial, terá vários encontros de caráter informal com potenciais investidores mundiais em Portugal, para além da agenda oficial.

No ano passado, em entrevista à agência Lusa, o ministro da Economia considerou que o fórum de Davos "é uma oportunidade muito importante" para promover Portugal junto dos líderes mundiais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório