Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Endividamento do setor não financeiro da economia aumentou em novembro

O endividamento do setor não financeiro da economia atingiu em novembro os 720,8 mil milhões de euros, um aumento de 7,075 mil milhões de euros face ao mesmo mês de 2016, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

Endividamento do setor não financeiro da economia aumentou em novembro
Notícias ao Minuto

12:14 - 22/01/18 por Lusa

Economia BdP

Do total do endividamento em novembro do setor não financeiro (de 720,8 mil milhões de euros) a maior parte deve-se ao setor privado (empresas e particulares) com 408,0 mil milhões de euros, enquanto o setor público não financeiro (administrações públicas e empresas públicas) contribuiu com 312,7 mil milhões de euros.

Já o aumento do endividamento do setor não financeiro da economia, face a novembro de 2016, explica-se mais pelo setor privado, com mais 3,733 mil milhões de euros em termos homólogos, enquanto o aumento endividamento do setor público foi de 3,354 mil milhões de euros.

Comparando o valor de novembro com o de outubro, houve uma diminuição no endividamento do setor não financeiro da economia (setor público e privado, excluindo empresas financeiras, como bancos) em 647 milhões de euros.

Para esta redução contribuiu a queda de 1,628 mil milhões de euros no endividamento do setor público, em novembro face a outubro, parcialmente compensado pelo aumento de cerca de mil milhões de euros do endividamento do setor privado.

"A diminuição do endividamento do setor público resultou na redução do financiamento concedido pelo exterior, pelo setor financeiro e pelos particulares", explica o BdP.

Já para a subida do endividamento do setor privado contribuiu o "acréscimo do endividamento externo das empresas privadas em 0,8 mil milhões de euros e o aumento do endividamento dos particulares e das empresas privadas junto do setor financeiro em 0,2 mil milhões de euros", segundo o banco central, que compila estas estatísticas.

O endividamento do setor não financeiro da economia refere-se à dívida de administrações públicas e empresas públicas (excluindo as financeiras, como CGD) e particulares e setor empresarial não financeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório