Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Financiamento do Estado reduziu até novembro devido a reembolsos ao FMI

O financiamento do Estado foi de 2.178 milhões de euros até novembro de 2017, menos de metade do valor do mesmo mês de 2016, uma redução já verificada em meses anteriores e que se deve aos reembolsos antecipados ao FMI.

Financiamento do Estado reduziu até novembro devido a reembolsos ao FMI
Notícias ao Minuto

11:47 - 22/01/18 por Lusa

Economia BdP

Segundo dados do Banco de Portugal, hoje divulgados, entre janeiro e novembro do ano passado, as administrações públicas endividaram-se em 2.178 milhões de euros em termos líquidos.

Este valor é o resultado de terem pedido emprestado 7,7 mil milhões a bancos e 3,7 mil milhões de euros a outros residentes.

Contudo, já o valor de financiamento face ao exterior foi negativo em 9,2 mil milhões de euros, pelo que o financiamento das administrações públicas se fixou em cerca de 2,2 mil milhões de euros entre janeiro e novembro.

O valor negativo do Estado face ao exterior deveu-se "essencialmente aos reembolsos antecipados de empréstimos do Fundo Monetário Internacional [FMI] no montante de 9,0 mil milhões de euros", segundo o Banco de Portugal.

O banco central diz ainda que o financiamento através de títulos do Tesouro foi de 7,4 mil milhões de euros e que esse valor "mais do que compensou a redução de 5,2 mil milhões de euros nos empréstimos líquidos de depósitos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório