Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Banco central assina acordo com governo para serviços financeiros

O Banco de Moçambique e o Ministério dos Transportes e Comunicações assinaram hoje um memorando de entendimento para desenvolver a instalação de serviços financeiros em locais por todo o país, anunciou o banco central.

Banco central assina acordo com governo para serviços financeiros
Notícias ao Minuto

13:44 - 19/01/18 por Lusa

Economia Moçambique

O banco vai atuar enquanto órgão de implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira.

Cabe-lhe "identificar locais com potencialidades para a instalação de infraestruturas financeiras" tais como agências de bancos, caixas automáticas, cooperativas de crédito, organizações de poupança ou agentes de moeda eletrónica, refere-se em comunicado.

O ministério fornece acesso à rede nacional do Sistema de Informação Geográfica (SIG) e a outras informações de âmbito territorial sob a sua alçada.

O memorando foi assinado pela administradora do Banco de Moçambique, Gertrudes Tovela, e pela coordenadora do Programa de Desenvolvimento Espacial (PDE) do ministério, Odete Semião.

O documento preconiza consultas permanentes para reforçar a cooperação e a tomada de decisões, particularmente, fora das áreas urbanas.

Banco de Moçambique apontou como objetivo, em novembro, que 40% da população tenha acesso a serviços financeiros até final e 2018 contra 14,22% apurados em 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório