Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Startup portuguesa vai lançar moeda digital

A eSolidar, 'startup' portuguesa de angariação de fundos para causas sociais, anunciou que se prepara para lançar uma moeda digital este ano, segundo comunicado divulgado hoje.

Startup portuguesa vai lançar moeda digital
Notícias ao Minuto

13:38 - 19/01/18 por Lusa

Economia ESolidar

"A eSolidar anuncia ainda que vai lançar uma Oferta Inicial de Moeda (ICO) este ano e os investidores que entrarem nesta campanha terão acesso privilegiado e com desconto a essa moeda", lê-se na informação.

A 'startup' (empresa com elevado potencial de crescimento) pretende usar a tecnologia 'blockchain', um protocolo de validação de transações de criptomoedas, e dar a possibilidade de usar a moeda digital para "apoiar causas solidárias, possibilitando que o impacto [social] seja potenciado e que o valor da moeda aumente sempre que é usada".

A empresa quer tornar o setor social "mais transparente e inclusivo", pelo que utiliza "uma base de dados descentralizada para rastrear transações, criptografia para transferir fundos e 'smart contracts' para garantir que as doações sejam recebidas e usadas corretamente".

Assim, o objetivo é ter um "ecossistema solidário mais forte", através de um sistema que permite "transparência total e rastreabilidade dos donativos e do seu impacto", segundo o presidente executivo (CEO) e fundador da empresa, Marco Barbosa.

"Doadores, instituições de solidariedade, causas e projetos irão beneficiar muito dos serviços possibilitados através da tecnologia 'blockchain'", acrescentou.

Foi ainda anunciado que a eSolidar atingiu o objetivo de levantar 150 mil euros na sua segunda campanha de financiamento na Seedrs, em troca de 4,6% do seu capital.

A avaliação da empresa ficou nos 3,12 milhões de euros, numa ronda de financiamento que atraiu mais de 100 investidores.

A Seedrs é uma plataforma de 'equity crowdfunding' (financiamento colaborativo) com escritórios em Lisboa, Londres, Nova Iorque, Amesterdão e Berlim.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório