Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Vouzela com perdas superiores a oito milhões de euros na agricultura

A Câmara de Vouzela estima que os incêndios de outubro de 2017, que consumiram cerca de 75% da área do concelho, tenham provocado perdas superiores a oito milhões de euros na agricultura.

Vouzela com perdas superiores a oito milhões de euros na agricultura
Notícias ao Minuto

09:05 - 15/01/18 por Lusa

Economia Incêndios

Três meses após os incêndios, sabe-se que foram afetados mais de 500 hectares de terrenos de produção agrícola, em área de minifúndio, que ficaram destruídos muitos tratores, alfaias e dependências agrícolas, e que morreram mais de 600 vacas, cabras e ovelhas e mais de cem mil frangos.

Neste concelho do distrito de Viseu, as chamas percorreram mais de 85% da área florestal e provocaram oito mortos (seis eram residentes no concelho e dois seguiam na A25).

Segundo a autarquia, houve várias empresas atingidas que, apesar da sua pequena dimensão, eram consideradas muito relevantes para a economia do concelho.

Serralharias, carpintarias, serrações, empresas de construção civil e obras públicas, jovens agricultores, exploradores florestais e prestadores de serviços de silvicultura preventiva foram afetados pelas chamas.

Arderam 63 casas de primeira habitação, estando a decorrer obras de reconstrução em duas delas: uma reconstrução total na freguesia de Campia e uma reconstrução parcial na freguesia de Ventosa. Entretanto, foi já concluída a reconstrução parcial de uma habitação na freguesia de Cambra.

A autarquia contabiliza que foram atingidos mais de cem edifícios, alguns dos quais segundas habitações.

No que respeita a infraestruturas e equipamentos municipais, os prejuízos atingem os 4,75 milhões de euros.

As chamas "visitaram" o parque de campismo, o parque desportivo, o armazém municipal e o Centro de BTT e Percursos Pedestres, e causaram também estragos nos sistemas de abastecimento de água, na rede viária, na iluminação pública, nos contentores de resíduos, nos abrigos de passageiros e nos 'outdoors'.

De acordo com a autarquia, "o orçamento municipal está preparado para responder à reconstrução de habitação permanente (primeiras habitações) que, na sequência de protocolo celebrado com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro", será da sua responsabilidade.

O orçamento municipal "dispõe ainda das verbas necessárias às primeiras intervenções nas infraestruturas e equipamentos municipais atingidos, que se prevê venham a ser reforçadas com o Fundo de Emergência Municipal".

Por outro lado, "por via do mecanismo de modificações ao orçamento, e sempre que tal se justifique", o município fará o "reforço das verbas necessárias".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório