Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Temos uma janela para progredirmos pelas boas condições que agora temos"

Nas primeiras declarações de Mário Centeno enquanto presidente do Eurogrupo, o destaque foi para a sua "motivação" e para a "janela de oportunidade" que existe pela frente.

"Temos uma janela para progredirmos pelas boas condições que agora temos"
Notícias ao Minuto

12:24 - 12/01/18 por Liliana Monteiro

Economia Mário Centeno

"Estou muito motivado para começar a trabalhar", afirmou Mário Centeno, após a tomada de posse do Eurogrupo, que aconteceu esta manhã na embaixada portuguesa em Paris. 

"É muito motivante o que nos espera nos próximos dois anos e meio, mostraremos todo o empenho na construção de uma Europa mais dominante e robusta, resistente a crises - o que é a obrigação dos políticos garantirem. Quero uma relação transparente com os cidadãos", acrescentou o ministro português.

Centeno reiterou a importância de um compromisso Europeu, sustentando ser "importante garantir que os países da União Europeia estão comprometidos com este projeto". 

"Temos uma janela de oportunidade para progredirmos na construção de uma Europa cada vez melhor, a nível político e a nível económico, pelas boas condições que agora temos e crescimento exponencial", acrescentou Mário Centeno. 

Questionado sobre a principal meta a cumprir, o governante destacou que "são necessárias reformas que tornem a zona do euro robusta a crises. O Governo português promoveu estas reformas nos últimos dois anos e é necessário que se mantenham para que se garanta uma estabilidade financeira a longo prazo na zona do euro. Vamos dar o nosso melhor, incluindo Portugal que até ao momento tem cumprido todas as metas e reduzido a divida”.

Relativamente ao estilo de governação que vai adotar, Centeno falou em diplomacia. “Quero criar consensos entre os Estados-Membros e trabalhar a partir daí. Vou enfrentar este novo desafio com responsabilidade e boa disposição”, garantiu.

O presidente do Eurogrupo concluiu, a conferência de imprensa, dizendo que a tomada de posse decorreu em Paris e não em Bruxelas por uma questão de agenda, "sua e do presidente cessante Jeroen Dijsselbloem".

“Paris foi uma escolha muito feliz, correu tudo muito bem e é uma cidade onde vivem muitos portugueses”, sublinhou Mário Centeno, que ainda hoje, durante a tarde, irá reunir-se com o ministro francês da Economia e Finanças, Bruno Le Maire. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório