Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Após reunião, mantém-se o impasse laboral na Autoeuropa

A reunião entre Comissão de trabalhadores e administração foi inconclusiva.

Após reunião, mantém-se o impasse laboral na Autoeuropa
Notícias ao Minuto

12:48 - 10/01/18 por Pedro Filipe Pina

Economia Fábrica

O impasse laboral na Autoeuropa deverá manter-se.

A reunião marcada para esta quarta-feira de manhã entre representantes dos trabalhadores e administradores da fábrica da fabricante de automóveis Volkswagen foi dada como inconclusiva.

"Não está nem nunca esteve em causa a necessidade de trabalhar aos sábados na Autoeuropa, mas sim as circunstâncias da sua obrigatoriedade", afirmaram representantes sindicais em conferência de imprensa ao final desta manhã.

Em causa está, isso sim, a empresa "não pretender remunerar o trabalho nesse dia em conformidade com os valores praticados atualmente, que é como trabalho extraordinário". 

"O flash que foi distribuído na comunicação interna, assinado pelo diretor de Recursos Humanos da Autoeuropa, vem confirmar aquilo que o sindicato sempre disse: o sábado é pago como um dia normal de trabalho. Agora está 'clarinho', não há dúvidas quanto a isto", afirmou Eduardo Florindo, coordenador do SITE SUL - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul.

A contestação surgiu na sequência do novo horário transitório anunciado unilateralmente pela empresa no passado mês de dezembro, horário esse que seria para vigorar de fevereiro a julho deste ano. Os trabalhadores contestam questões relacionadas com a remuneração e a obrigatoriedade de trabalhar ao sábado. Por seu lado, a administração da fábrica só pretende negociar os novos horários de laboração contínua, horários esses que deverão ser implementados a partir do mês de agosto.

Como destaca a agência Lusa, a Autoeuropa estima produzir mais de 240 mil veículos Volkswagen T-Roc em 2018, quase triplicando a produção de 2016, o que levou a empresa a contratar cerca de dois mil novos trabalhadores e a implementar um sexto dia de produção, aos sábados, até julho deste ano.

[Notícia atualizada às 13h]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório