Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal mandata sindicato de bancos para nova emissão de dívida

Portugal mandatou um sindicato de bancos para lançar uma nova linha de Obrigações do Tesouro (OT) com maturidade em 2028, noticia hoje a Bloomberg.

Portugal mandata sindicato de bancos para nova emissão de dívida
Notícias ao Minuto

17:20 - 09/01/18 por Lusa

Economia Bloomberg

O sindicato bancário, acrescenta a agência de notícias, é integrado pelo Barclays, Citi, Credit Agricole CIB, GS, JPM e Novo Banco.

Citando uma fonte conhecedora do processo que pediu para não ser identificada, a Bloomberg adianta que a emissão sindicada de dívida a dez anos, com maturidade em outubro de 2028, deverá ser lançada "num futuro próximo, dependendo das condições do mercado".

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou na segunda-feira que as necessidades de financiamento líquidas do Estado para este ano deverão situar-se em cerca de 10,9 mil milhões de euros, tendo o programa de financiamento para 2018 sido já aprovado pela tutela.

No ano passado, em termos líquidos, as necessidades de financiamento do Estado ascenderam a 12,5 mil milhões de euros.

Em 2018, a estratégia, acrescenta o IGCP, deverá centrar-se na emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros em euros com realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro (OT), "para promover a liquidez e um funcionamento eficiente dos mercados primário e secundário".

O IGCP refere que serão exploradas oportunidades para operações de troca e recompras de títulos e antecipa ainda uma contribuição positiva de 1,8 mil milhões de euros de produtos de retalho.

O documento prevê um montante de 15 mil milhões de euros através da emissão bruta de OT, combinando sindicatos e leilões, assegurando emissões mensais.

O IGCP espera que o financiamento líquido resultante da emissão de Bilhetes do Tesouro (BT) resulte num impacto nulo. "Será mantida a estratégia de emissão ao longo de toda a curva, combinando prazos curtos com prazos longos", lê-se no documento.

Os dois primeiros leilões do ano de emissão de BT a curto prazo (um a seis meses, outro a 12 meses) deverão realizar-se na próxima semana, dia 17, com um montante indicativo entre 1.500 e 1.750 milhões de euros.

Dia 21 de fevereiro haverá novos leilões, com a emissão de BT com montante indicativo entre 1.000 e 1.250 milhões de euros, sendo a seguinte emissão a 21 de março, com valores entre 1.250 e 1.500 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório