Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Emprego e salários na restauração: Que impacto teve a baixa do IVA?

O segundo relatório semestral sobre o impacto da descida do IVA nos restaurantes e cafés revela melhorias em quase todos os indicadores do setor. A receita do IVA proveniente do setor da hotelaria e restauração caiu 159,3 milhões de euros.

Emprego e salários na restauração: Que impacto teve a baixa do IVA?
Notícias ao Minuto

12:45 - 08/01/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Relatório

O emprego, a remuneração e as contribuições para a Segurança Social cresceram mais na restauração do que no resto da economia nacional.

A conclusão é do segundo relatório semestral do grupo de trabalho  que integra representantes do Governo e da principal associação do setor, a AHRESP, e que visa fazer um balanço do primeiro ano de aplicação do corte de 23% para 13% no imposto aplicado ao setor

Em comunicado enviado às redações pelo gabinete do Ministro do Trabalho, Vieira da Silva, é destacado que "o crescimento homólogo do emprego com remunerações declaradas à Segurança Social no Setor de Restauração e Similares foi de 8,7%, mais do dobro do crescimento global na economia (4%)" e um cenário idêntico se pode verificar quanto às remunerações que cresceram 4% no setor".

No caso das contribuições para a segurança social com origem no setor, houve um crescimento de 13%, "o que corresponde a um acréscimo de 28,5 milhões de euros", pode ler-se.

Quanto à receita do IVA proveniente do setor, durante o último ano, registou perdas de 159,3 milhões de euros. No entanto, a receita global do imposto teve um crescimento de 87,6 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório