Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Particulares investiram mais 81 milhões de euros

Os particulares colocaram mais 28 milhões de euros em certificados de aforro em junho, com estes instrumentos a recuperarem 81 milhões de euros desde o início do ano, longe dos mais de 1.700 milhões de euros perdidos em 2012.

Particulares investiram mais 81 milhões de euros
Notícias ao Minuto

15:55 - 24/07/13 por Lusa

Economia Certificados

De acordo com o boletim mensal publicado hoje pelo IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, o valor aplicado pelos particulares no final da primeira metade do ano atingia os 9.750 milhões de euros, mais 28 milhões de euros que em maio.

Desde o início do ano, os certificados de aforro registaram um aumento líquido nas subscrições de 81 milhões.

Apesar da melhoria, que acontece após a suspensão da subscrição de certificados do tesouro (que como tinham a rendibilidade ligada às taxas de juro das obrigações do tesouro a 10 anos no mercado secundário acabavam por não ser rentáveis para o Estado) e do aumento das taxas de juro para estes instrumentos, a recuperação é ainda muito ténue face à sangria verificada no ano passado.

Em 2012, os certificados de aforro perderam 1.715 milhões de euros, um valor muito superior ao esperado pelo Governo.

Já os certificados do tesouro voltaram a perder subscrições, com os particulares a retirarem quatro milhões de euros neste tipo de instrumentos onde já não são aceites novas subscrições.

A dívida direta do Estado (ainda não consolidada como calculada pelo Eurostat) atingiu os 206,6 mil milhões de euros, por efeito da transferência da última tranche do empréstimo internacional relativa à sétima revisão do Programa de Assistência Económica e Financeira.

NM// ATR

LusA/fim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório