Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Lucro da Zon sobe 21,6% no primeiro semestre

O resultado líquido da Zon, operadora que está em processo de fusão com a Optimus, aumentou 21,6% no primeiro semestre, face a igual período de 2012, para 24,4 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Lucro da Zon sobe 21,6% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

22:51 - 23/07/13 por Lusa

Economia Empresas

"A Zon continua a demonstrar, no segundo trimestre de 2013 e no primeiro semestre, uma forte resiliência, com a melhoria das suas margens operacionais, não obstante o constrangimento do mercado e da quebra de consumo das famílias e empresas", refere a Zon, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No segundo trimestre, o resultado líquido subiu 31,3%.

Nos primeiros seis meses do ano, as receitas de exploração recuaram 0,8%, para 425 milhões de euros, adiantando a Zon que "o ambiente macroeconómico que se faz sentir em Portugal tem tido, sobretudo, reflexo numa maior pressão nas receitas de canais premium".

O resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) subiu 3,2%, para 163,6 milhões de euros.

"A disciplina nos custos e o enfoque na eficiência levaram a um crescimento de 3,2% do EBITDA, com a margem EBITDA a aumentar 1,5 pontos percentuais, para 38,5%", adianta a Zon no comunicado.

"A margem da ZAP [negócio da Zon em Angola e Moçambique] verificou igualmente uma forte progressão para 29,7%, valor que compara com os 5,4% registados no ano anterior".

O investimento (Capex) recuou 2,6% nos primeiros seis meses do ano, para 55,8 milhões de euros, e a dívida financeira líquida diminuiu em 8,4%, para os 605,2 milhões de euros.

No final de junho, a Zon contava com 1,543 milhões de clientes, uma diminuição de 2,7% face ao período homólogo, "com a pressão a sentir-se sobretudo nos canais premium".

De acordo com a Zon, "esta pressão conduziu a uma redução de 1% no ARPU global [receita média por cliente]".

No entanto, a receita média por cliente base evoluiu 0,9%, "suportada sobretudo pelo crescimento da base de clientes dos pacotes de topo da gama Iris".

No final do primeiro semestre, a operadora prestava cerca de 3,48 milhões de serviços, entre os quais televisão, banda larga e voz, mais 1,9% que em igual período de 2012.

Os clientes de oferta tripla (´triple play´), que inclui televisão, internet e telefone fixo, aumentaram 7,6%, para 786,1 mil, e os clientes da oferta Iris mais que duplicaram (+109,7%), para 338,7 mil.

"Os clientes de 'triple play' representavam 65,3% da base de clientes de cabo, ou seja, mais 5 pontos percentuais que no período homólogo de 2012".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório