Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Ocupação média por quarto no Algarve sobe para 40% em dezembro

A taxa de ocupação média por quarto nas unidades de alojamento algarvias situou-se nos 39,9% em dezembro passado, valor que representou uma subida homóloga de 2,3 pontos percentuais, revelou hoje a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Ocupação média por quarto no Algarve sobe para 40% em dezembro
Notícias ao Minuto

13:34 - 05/01/18 por Lusa

Economia Associação

Nos dados mensais sobre a ocupação média por quarto no Algarve compilados pelo seu gabinete de estudos e divulgados hoje, a AHETA refere que o mercado português subiu 3,2 pontos percentuais e foi o que "mais contribuiu" para a média registada em dezembro de 2017, período no qual o volume de negócios aumentou 12,3%, comparativamente com o mesmo período de 2016.

"Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 2,0% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 10,0%", quantificou a associação algarvia, referindo-se aos números de 2017.

Ainda sobre os dados de dezembro, "a maior descida" na ocupação média por quarto, com menos 3,6 pontos percentuais, foi observada no mercado britânico, apontou a associação empresarial, que realçou também "as subidas registadas nos mercados espanhol, alemão e holandês", mas sem as quantificar.

O gabinete de estudos da AHETA quantificou sim as principais subidas por zonas geográficas, localizando-as em Tavira (+8,4 pontos percentuais) e Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (+6,7) e Albufeira (+4,0). As "principais descidas" foram verificadas nas zonas de Monte Gordo/Vila Real de Santo António (-10,5 pontos percentuais) e Faro/Olhão (-8,0).

As unidades de alojamento que mais subiram em dezembro foram, por categorias, os aldeamentos e apartamentos turísticos de três estrelas (+7,7 pontos percentuais) e os hotéis de cinco estrelas (+7,2), enumerou ainda a associação hoteleira com sede em Albufeira, concelho do distrito de Faro.

A AHETA considerou que a subida na ocupação média por quarto registada em dezembro "resultou, sobretudo, do aumento da procura por parte dos nacionais e do facto de a passagem de ano ter coincidido com um fim de semana alargado".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório