Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

China corta fornecimento de eletricidade a 'mineiros' de moedas virtuais

As autoridades chinesas planeiam reduzir o fornecimento de eletricidade às empresas que produzem moedas criptografadas, sobretudo a Bitcoin, informou hoje a imprensa local, num primeiro passo para reduzir a atividade do setor.

China corta fornecimento de eletricidade a 'mineiros' de moedas virtuais
Notícias ao Minuto

11:44 - 04/01/18 por Lusa

Economia Bitcoin

Pequim, 04 jan (Lusa) - As autoridades chinesas planeiam reduzir o fornecimento de eletricidade às empresas que produzem moedas criptografadas, sobretudo a Bitcoin, informou hoje a imprensa local, num primeiro passo para reduzir a atividade do setor.

O Banco do Povo Chinês (banco central do país) pediu às autoridades provinciais e locais que controlem o fornecimento de eletricidade para as empresas, designadas de "mineiras", na gíria da indústria.

A decisão foi tomada após uma reunião na sede do banco central, realizada na quarta-feira, segundo o jornal digital thepaper.cn.

O banco chinês não pode regular o consumo de eletricidade das empresas, mas pode pedir às autoridades locais que o façam.

A produção de moedas virtuais requer o uso de grandes quantidades de equipamento informático, visando realizar os complexos cálculos necessários para a geração de divisas, o que supõe um grande consumo de eletricidade.

As autoridades chinesas planeiam eliminar gradualmente as políticas que favoreceram as empresas que produzem moedas virtuais, incluindo medidas fiscais, avançou o portal de informação financeira Caixin.

Estas empresas instalaram-se perto de grandes centrais de produção de eletricidade, para assegurar o acesso a energia barata, mas o seu alto consumo está a suscitar preocupações.

A China é o maior consumidor e produtor mundial de bitcoins.

As novas medidas de Pequim contra a bitcoin surgem depois de em setembro passado ter ordenado as empresas que comercializam aquela moeda que não registem novos utilizadores.

As autoridades proibiram ainda os bancos e empresas de pagamentos que realizem transações de grandes valores com moedas virtuais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório