Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

BES: Salgado e Amílcar Pires acusam BdP de ter usado "delação premiada"

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, e o ex-administrador Amílcar Pires consideram que o Banco de Portugal usou ilegalmente a "delação premiada" no processo em que foram condenados por comercialização da dívida da ESI junto de clientes do banco.

BES: Salgado e Amílcar Pires acusam BdP de ter usado "delação premiada"
Notícias ao Minuto

12:50 - 23/12/17 por Lusa

Economia Espírito Santo

Na fase final do processo de impugnação das coimas de quatro milhões de euros aplicada a Ricardo Salgado e de 600 mil euros a Amílcar Pires -- valores que as defesas consideraram não terem comparação com qualquer moldura de processos crime -, os arguidos reafirmaram que a condenação de que foram alvo por parte do Banco de Portugal (BdP) é nula, por vícios processuais, e que os administradores que "tinham conhecimento de toda a dívida" ou foram absolvidos ou foram alvo de contraordenações mínimas.

Exemplificaram com o caso de José Maria Ricciardi (60.000 euros, suspensa em três quartos por cinco anos), que optou por pagar e desistiu do recurso.

Com sentença marcada para 30 de abril de 2018, o julgamento, que se iniciou a 06 de março último no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), em Santarém, aprecia os pedidos de impugnação apresentados por Ricardo Salgado e Amílcar Pires no âmbito de um processo que começou por ter 18 arguidos (15 singulares e três coletivos), 13 dos quais alvo de coimas.

Ricardo Salgado foi condenado ao pagamento de quatro milhões de euros e ficou impedido de exercer cargos no setor por 10 anos como resultado da aplicação de cinco coimas por não implementação de sistemas de informação e comunicação adequados, por não implementação de um sistema de gestão de riscos sólido, eficaz e consistente, no que concerne à atividade de colocação de produtos emitidos por terceiros, por atos dolosos de gestão ruinosa, praticados em detrimento dos depositantes, investidores e demais credores, por prestação de falsas informações ao BdP, por violação das regras sobre conflitos de interesses.

A defesa de Ricardo Salgado -- conduzida por Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce -- retomou, nas alegações finais feitas no final desta semana, muita da argumentação já constante do recurso, pondo em causa a atuação do BdP, em particular do governador Carlos Costa, que "três dias depois da abertura do processo já tinha decidido", e a "estratégia" de atingir Ricardo Salgado, o "endeusado", e Amílcar Pires, apontado como seu "braço direito".

Para a defesa de Salgado, o facto de o BdP ter, no processo, "transformado arguidos em testemunhas" assumiu uma forma de "delação premiada", sem regras e "utilizada para responsabilizar" quem o supervisor "já tinha condenado".

Frisando que não está a ser julgada "uma multa de trânsito, mas o processo de uma vida", os mandatários afirmaram que a "acusação genérica", sem precisão de tempo e lugar, num "processo gigante" (67 volumes e 640 anexos à data da decisão) obrigou a um esforço "surrealista" num prazo de tempo para o exercício do direito de defesa que noutros processos foi já motivo de sentença de anulação.

Invocaram ainda o pedido da procuradora do Ministério Público (MP), Edite Palma, para que o tribunal desconsidere o testemunho de José Castella (cujas declarações no TCRS foram extraídas para averiguação da atuação dos instrutores do processo que o inquiriram na fase administrativa), a que acrescentaram o pedido de igual tratamento para o depoimento de Francisco Machado da Cruz, a que chamaram a "testemunha rainha" do BdP.

A defesa de Salgado frisou que o 'commissaire aux comptes' era muito mais do que um simples contabilista e realçou o facto de se ter "descoberto" neste processo a forma como Machado da Cruz foi contactado (através de relações familiares de um dos instrutores do BdP), considerando estar-se perante "mais uma transformação de arguidos em testemunhas".

O facto de a procuradora ter proposto ao Tribunal a "reorganização dos factos" constantes da acusação levou Raul Soares da Veiga, advogado de defesa de Amílcar Pires, e os mandatários de Salgado a reafirmarem a existência de vícios processuais que deverão levar a juíza Anabela Campos a declarar nula a decisão do BdP.

Amílcar Morais Pires foi alvo de duas contraordenações por não implementação de sistemas de informação e comunicação adequados e não implementação de um sistema de gestão de riscos sólido, eficaz e consistente, no que concerne à atividade de colocação de produtos emitidos por terceiros.

Para Soares da Veiga, o pedido de aligeiramento da coima aplicada a Morais Pires feita pelo MP (de redução para 300.000 euros, suspensos em três quartos, e revogação da sanção acessória de inibição do exercício de cargos por três anos), por entender que o seu comportamento se deveu a negligência e não dolo, não deve colher por "insuficiência de matéria provada".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório