Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Turismo do Algarve critica TAP e pede mais ligações entre Lisboa e Faro

O presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, criticou hoje a TAP por a companhia aérea portuguesa não reconhecer importância estratégica à região, representando apenas 3% do tráfego no aeroporto de Faro, e pediu um reforço das ligações entre Lisboa e Faro.

Turismo do Algarve critica TAP e pede mais ligações entre Lisboa e Faro
Notícias ao Minuto

18:40 - 20/12/17 por Lusa

Economia Companhia aérea

A posição de Desidério Silva foi expressa hoje, num comunicado em que o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) se congratulou pelas novas rotas que a TAP anunciou hoje para o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, mas manifestou "surpresa" pelo pouco reconhecimento que "a companhia de bandeira" portuguesa dá a uma região que representa, frisou, "perto de 40% das receitas do turismo nacional".

"Fomos, mais uma vez, surpreendidos pela boa vontade da TAP (nossa companhia de bandeira) em levar ao aeroporto do Porto uma prenda de Natal. Todos ficámos muito contentes por isso. O Norte e Centro agradecem, e o país fica mais equilibrado em termos de voos e rotas que trarão mais turistas para o país e melhorarão a economia. Mas poderia ficar ainda melhor se, de uma vez por todas, a TAP e os gestores pensassem pelo menos uma vez no Algarve e no que ele representa", disse Desidério Silva.

Além do peso que o Algarve representa para o Turismo em Portugal, o presidente da RTA apontou também os "9 milhões de passageiros" anuais do aeroporto de Faro, que está ligado, observou, "a mais de 80 cidades".

Por isso, Desidério Silva considerou ser "estranho" que a "companhia de bandeira" de Portugal represente "apenas cerca de 3% do total movimentado" em Faro.

"Temos que reconhecer que é muito, muito pouco, para a importância estratégica do Algarve. Não exigimos uma ponte aérea, como para o Porto, mas exigimos a redução dos tempos de espera em Lisboa de um voo para Faro: quatro a seis horas não é aceitável nos tempos modernos, para mais num país que acabou de ganhar o título de melhor destino turístico do mundo", criticou o presidente do Turismo do Algarve.

Desidério Silva argumentou que a TAP "tem que olhar para o Algarve com respeito e operacionalizar os meios necessários de modo a dar respostas objetivas, com vista a honrar esta região e a sua economia".

"Todos os governos têm olhado para o lado em relação a este assunto. É agora altura de o poder político respeitar o Algarve e os algarvios e de colocar a nossa companhia de bandeira a servir o Algarve e o país", referiu ainda Desidério Silva.

O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, confirmou na terça-feira que a companhia aérea vai começar a voar para quatro novos destinos a partir do Porto.

Num encontro com jornalistas, Fernando Pinto anunciou que a TAP "vai lançar dois voos, bidiários, para Barcelona [Espanha] e para Milão [Itália]" a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e uma vez por dia para Londres, no Reino Unido, e Ponta Delgada, nos Açores.

Fernando Pinto disse que os novos voos são "uma prenda de Natal" e um "presente para a população do Porto", representando uma contribuição da TAP "para o desenvolvimento da cidade".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório